Neide Inez
Evoluir Sempre
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Prêmios Contato Links
Uma Escola Chamada Terra
     O Planeta Terra é uma Escola. Estamos nessa escola, lógico com a finalidade de aprender. É... mas ninguém nasce com um manual, o nosso manual é a convivência, é o dia a dia. É nos relacionando  uns com os outros que aprendemos a viver e a nos construir e assim progredir.
     Nessa imensa escola o nosso primeiro laboratório é a nossa família. Nela aprendemos a amar, nos educar, perdoar, mas não é só isso não. Na mesma também experimentamos brigas, inimizades, desarmonia... muitas vezes nos toleramos por causa dos laços consanguíneos, mas nesse torvelinho pode haver até inimigos, afinal, as inimizades só existem entre pessoas que se conhecem, pois que razão teria um desconhecido para ser nosso inimigo se nós nem o conhecemos? Também acontece, e não é pouco, de muitas vezes  termos mais afinidades com uma pessoa que não é da família, do que, com uma que é.
     Depois da família temos o bairro em que moramos e as instituições que frequentamos tais como: escola, clubes, templos religiosos, academias, universidades, local de trabalho e por aí vai. O certo é que estamos sempre nos esbarrando, não há aprendizado se não houver o outro. Somos singular e, é nisso que está a essência  do aprender, a diversidade. O outro é peça fundamental nesse contexto, todos e tudo são elemento de aprendizado, temos que estar atentos as lições.
     Além dessa relação entre seres humanos tem  a nossa relação com a natureza pois nela contém tudo o que necessitamos para a nossa sobrevivência e mesmo com a nossa ignorância e o não saber respeitá-la, ela nos oferece, sem cobrar absolutamente nada, belas flores pra alegrar nossas vidas, árvores frutíferas, plantas medicinais, animais de toda espécie que nos servem de alimentação, companhia... e enche os nossos olhos de prazer e beleza com suas características diversificadas. Quem não gosta de acordar com belos cantos dos pássaros?
     O aprendizado flui por todos os cantos o homem que ensina o  homem, a natureza que também ensina o homem, todos ensinam todos, todos aprendem com todos. João Bosco nos diz na sua belíssima canção "Há entre as pedra e as almas, afinidades tão raras, como vou dizer? Elas têm cheiro de gente, queira ou não queira, se sente: têm esse poder..."
     Todos nós de certa forma estamos interligados e a nossa escola esta aí nos proporcionado aprendizados necessários e maravilhosos, como diz um outro poeta "Não se pode tocar numa flor, sem incomodar uma
estrela."*
     Porém, conheci um senhorzinho que eu gostava muito de conversar com  o mesmo e ele dizia, não só a mim, mas a outras pessoas também,  "muita gente vive neste mundo, tem umas que passam por ele, e outras que passam e de costas."
     Nossa escola está aí, firme, nos oferecendo conteúdo de aprendizado infinitos e, como dizia seu Zeferino (autor da frase) que não passemos de costa.



*Poeta inglês Francis Thompson



Neide Pantoja
Enviado por Neide Pantoja em 24/11/2020
Alterado em 29/11/2020
Comentários